Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sobre a Dragon




Formado técnico em contabilidade na escola Acácio de Paula Leite Sampaio em Santos e formados em Luthieria na escola B&H em São Paulo formado no curso de Tecnologia e Pintura e Envernizamento de Madeira da Renner Sayerlack em 2004, somado com mais 10 anos trabalhando em lojas de instrumentos musicais em Santos; Marcelo Oliver criou a Luthieria Dragon Music que faz manutenção em instrumentos musicais com uma equipe preparada e formada em cada seguimento referente a cada tipo de instrumento musical e equipamento de áudio profissional:



 Manutenção em Instrumentos de corda como: guitarra, baixo, violão, cavaco e outros

Bateria e Percussão: Baterias, percussões, peças e acessórios

Equipamento de áudio profissional: Amplificadores para instrumentos musicais, pedais de efeito, mesas de som, caixas amplificadas e etc.

Além de customização do seu instrumento ou equipamento
A Dragon Music também  oferece outros serviços como: estúdio para ensaios, aulas de violão, guitarra, baixo, teclado e bateria.

          
MUSICA E LUTHIERIA________________________________ Dificilmente encontrar-se-á uma definição absoluta para a palavra música. Em seu dicionário, Aurélio Buarque de Hollanda (1977, p.327) define como a “arte e ciência de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido”. A palavra música vem do grego mousiké, ou a arte das musas.
Para que se produza uma música, qualquer objeto pode ser utilizado. Porém, os instrumentos musicais são os mais adequados, pois são produzidos com esta finalidade. Arqueólogos e historiadores não conseguiram precisar quando foi confeccionado o primeiro instrumento musical. O que se sabe é que seu emprego como forma de entretenimento puro e simples remonta-se da Idade Moderna.
Durante o século XVI, a produção musical teve seu crescimento graças à invenção dos tipos móveis de Gutemberg, quando foi possível a impressão e a divulgação de partituras e em decorrência disto, a procura por instrumentos musicais. Nesta época obtiveram reconhecimento os primeiros luthiers (como são conhecidos os fabricantes de instrumentos musicais), como o italiano Nicolò Amati (mestre de Antonius Stradivarius, gênio na fabricação de violinos) e Hans Ruckers, fabricante holandês de cravos. Dois séculos mais tarde, com a Revolução Industrial, a mecanização tornou possível a construção, em larga escala, de todos os tipos de instrumentos, o que barateou os custos e popularizou os instrumentos e a própria execução musical.
Com a fabricação dos instrumentos em grande escala, a produção artesanal tornou-se escassa, porém valorizada, devido às suas particularidades, minúcias e sutilezas que podem ser observadas neste tipo de produção. Conforme o maestro alemão Hans-Joachim Koellreutter (Carlos Roque, 2003, p.07), a fabricação artesanal de instrumentos musicais no Brasil “é uma das artes mais delicadas e promissoras – sobretudo no que diz respeito a uma inegável abertura novas perspectivas sonoras do universo musical brasileiro”.   

A Dragon Music nasceu de um sonho, e de uma necessidade após varias experiências desagradáveis como compra de instrumentos com defeitos reparáveis e irreparáveis.
Em 1988, Marcelo Oliver começa a trabalhar em uma transportadora com office boy e lá permanece até o final de 1991.
Durante o curso técnico de contabilidade em 1992, fecha um contrato de estágio com a CODESP onde fica trabalhando até o final de 1993, quando no final desse ano forma-se técnico em contabilidade.
 De 1994 a 1997, Marcelo Oliver trabalha como autônomo e em parceria com um amigo de sua rua. Decidem então, montar uma confecção de camisas e estamparia chamada Marca-ação. Neste período, é convidado a trabalhar em um estúdio de ensaio, e nesse estúdio o extinto estúdio de ensaio W&K onde trabalhou de 1997 a 1998 nasceu à necessidade de estar mantendo em funcionamento as baterias do mesmo. 
O estúdio tinha um acordo com uma empresa que deveria passa pelo menos uma vez por semana no local para verificação das condições das baterias. Como a empresa não comparecia para faze as verificação e manutenção das baterias, Marcelo acabava tendo que consertar as baterias por conta própria, pois não poderia esta atendendo adequadamente os clientes do estúdio se o equipamento estivesse com problemas, então, aproveitando peças que eram guardadas pelo dono do Estúdio ele fazia a manutenção nas baterias.
 A partir do conhecimento adquirido perturbando seu pai quando crianças com as mais diversas perguntas sobre o mundo e a vinda, entre elas estavam perguntas sobre uso de ferramentas. Ferramentas essas de seu pai que muitas vezes ele destruía tentando aprender a manuseá-las. Também de seu pai veio à experiência com a pintura; o Senhor Enoch (pai de Marcelo) é um profissional desse ramo experiente em varias áreas diferentes da pintura, dês da pintura de automóveis até pinturas artísticas de quadros na categoria de óleo sobre tela.
Com o fechamento do estúdio de ensaio da W&k Em 1998 ele foi transferido para a loja de instrumentos musicais W&K onde adquiriu experiência em todas as áreas dessa loja, desde a parte administrativa até a parte de vendas.
Em 1999 foi convidado para trabalhar na loja especializada em Bateria e percussão Doctor Drum onde adquiriu experiências na área da metalurgia onde permaneceu até Setembro do ano 2000, quando assinou um contrato de um ano na área de telecomunicação trabalhando para DAP Redes Elétricas e Telefônicas ltda. de outubro de 2000 a outubro de 2001.
Devido a uma nova proposta de trabalho em 2001, Marcelo volta a trabalhar na Loja Doctor Drun, agora com uma proposta de trabalhar também na área de manutenção em instrumentos de cordas. Nessa época Marcelo fez o curso de Tecnologia de Pintura e Envernizamento de Madeira, ministrado pelos técnicos da Renner Sayerlack S.A nos dias 18 e 19 de Março de 2004, em Cajamar SP.
Em 2003 havia iniciado o curso de Luthier na escola de Luthiaria B&H (Marcio Benedetti e Hery Ho) em São Paulo que oferece o curso de Manutenção de Instrumentos Musicais da empresa Japonesa Luthier Team of Tokyo Association, que foi ministrado pelo próprio Luthier Henry Ho, famoso por trabalhar com vários músicos de fama internacional, ele Trabalhou com o luthier Eduardo Ladessa e em 1989, mudou-se para Tóquio, no Japão. Atuou como guitarrista e foi luthier e projetista da T. Kurosawa Co. Ltd. - rede de lojas de instrumentos musicais e fabricante de equipamentos customizados. Voltou ao Brasil em 1998.É colaborador e colunista das revistas: Rock Brigade e Guitar Player. Trabalhou no Japão como técnico de guitarra de: Lenny Kravitz, Keith Richards, E Clapton, George Lynch, Blur, Cardigans, Ramones, Jeff Watson, , Tracy G (Dio), Bob Daisley, Dizzy Miss Lizzy e muitos artistas japoneses. No Brasil: Magnus Rosén (Hammerfall), Therion, Mortification, Tristania, BB King, Motorhead e The Hellacopters. É guitarrista e tecladista da banda Cry of Voodoo, produtor musical e técnico de áudio..
E nesse mesmo ano Marcelo também trabalhava no período noturno no bar chamado “Praia Sport bar” onde  exercia as funções de operador de som e segurança; esse bar fico na história do Rock Santista por ele passaram diversas bandas.
Em 16 de março de 2005 Marcelo se desliga da empresa Doctor Drun e no final deste mesmo ano, Marcelo começa a desenvolver sua própria linha de Cajons na garagem da casa dos seus pais.
Em 2005 ele se junta a Luis Darrell, marceneiro apresentado por Victor Fernandes dono do estúdio de gravações Noname e assim em parceria a Dragon Music inicia suas atividades na marcenaria de Luis Darrell no endereço Rua José Gonçalves da Mota Júnior, 51 Marapé- Santos /SP. Porém, devido o sócio Luis estar comprometido demais com a empresa do pai dele a sociedade se desfaz. A Dragon permanece instalada no bairro do Marapé até o dia 13 de março de 2007, quando muda para a Rua Luiz de Camões 157, endereço atual.
A Dragon Music passa por varias transformações e modificações, passando inclusive a possuir um estúdio próprio, onde são realizadas aulas de bateria, e na seqüência outra sala com aulas de guitarra e baixo, continuando a desenvolver novas técnicas de manutenção, pintura, reforma e confecção de instrumentos até os dias de hoje.







        









 

Contador